segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Botafogo, um por todos e todos por um! A estrela Solidária

  Botafogo e Cruzeiro fizeram no sábado, uma das melhores partidas do campeonato brasileiro deste ano, um jogo emocionante, tecnicamente excelente e taticamente brilhante. O empate por 2 x 2, para quem não é torcedor de nenhum dos dois deixou a sensação de justiça, já que para alguém neutro nenhum dos dois merecia perder.


  Embora quem tenha mostrado força para disputar efetivamente o título, tenha sido o cruzeiro sobretudo pela qualidade tecnica individual de seus jogadores, a equipe botafoguense, é a que taticamente apresenta a caracteristica mais interessante para análises. E aqui cabe menção honrosa ao excelente trabalho realizado por Joel Santana.

   Depois de sua passagem no comando da seleção Sul-Africana, quando o famoso vídeo de uma entrevista com um Inglês no mínimo duvidoso virou febre na rede, a fama de figura folclórica de Joel apenas crescia, mas isto de certa forma escondia uma capacidade tática impressionante de “Mister Santana”.

  Neste campeonato o Botafogo de Joel, é uma das equipes mais bem montadas taticamente com o plano de jogo bem definido, mesmo com jogadores considerados apenas razóaveis, o time briga seriamente por uma vaga na libertadores da américa no ano que vem, e alguns acreditam até mesmo na possibilidade de título. O quadro tático mostra a escalação da equipe no supracitado jogo contra o Cruzeiro. A grande novidade para esta partida foi o posicionamento de Leandro Guerreiro, retornando à sua função “natural” como volante, já que este vinha fazendo o papel de terceiro zagueiro, ou muitas vezes líbero no esquema 3-5-2 de Joel.

  E esta variação, parece ser a caracteristica mais marcante da equipe alvinegra neste campeonato, no jogo contra o São Paulo por exemplo, a equipe já entrou em campo desfalcada e durante a disputa ainda perdeu o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro e o volante Marcelo Mattos, ambos por contusão, para solucionar o problema no flanco Joel promoveu um revezamento entre os meias Renato Cajá e Edno pelo setor, enquanto o segundo atacante / ponta veloz Caio, de maneira pouco esperada foi o escolhido para entrar na vaga do volante Mattos.

  Somália que na partida contra o Cruzeiro retornado de contusão foi escalado na ala esquerda mesmo sendo destro e volante de origem, é mais um exemplo da solidariedade e disposição dos jogadores deste Botafogo em fazer o melho para o time em detrimento das preferências individuais.

  A velocidade é a grande base de sustentação do time, e isto pode parecer estranho à primeira vista prendendo-se ao fato que Loco Abreu é o homen de referência no ataque, mas uma análise assim superficial menospreza uma das grandes qualidades do jogador Uruguaio: a capacidade de segurar a bola enquanto seus companheiros se aproximam para dar seguimento às jogadas, com uma qualidade técnica razoável, mas sobretudo com uma inteligência tática impressionante, além é claro de saber como poucos marcar gols, Abreu tem se tornado desde o campeonato carioca, xodó da torcida e fundamental para os planos de Joel.

  Leandro Guerreiro exerceu uma marcação individual perfeita sobre Montillo meia do Cruzeiro durante o primeiro tempo, mas no segundo tempo com o cansaço e com a mudança de algumas peças na equipe, além da própria movimentação incansável do argentino, Guerreiro acabou cedendo espaço ao camisa 10 e este tornou-se o grande nome do jogo como autor dos dois gols cruzeirenses.

  Para suportar esta marcação individual, o meia Renato Cajá muitas vezes recuava nos espaços deixados por Leandro, funcionando como volante grande parte do jogo, entregando a responsabilidade de conduzir o jogo à Maicosuel.

  Com tanta variação, disposição e solidariedade o Botafogo é uma das equipes mais interessantes deste campeonato, seus jogos valem à pena ser assitidos esperando sempre algo de bom vindo da equipe alvinegra, além é claro da simples presença de Joel Santana, que sempre torna as entrevistas pós jogo mais engraçadas, e que neste campeonato vem dando uma aula tática e de montagem de equipes à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário