quarta-feira, 10 de novembro de 2010

It's Boxing Day!

  Boxing Day é o feriado nacional que ocorre em países como Inglaterra, Escocia, País de Gales, Canadá, Suécia e tantos outros, normalmente no dia seguinte ao Natal ou seja 26 de dezembro,salvo em ocasiões nas quais tal dia é um final de semana, sábado ou domingo, quando então o feriado é adiado para a segunda-feira.

  De inspirações profundamente religiosas, a explicação mais aceita para a origem do nome dentre muitas teorias, é de que a séculos as Igrejas abriam no dia seguinte a celebração do nascimento de Jesus Cristo, as caixas(box em inglês) de donativos colocadas em seu interior no dia do Natal, para distribuir o dinheiro arrecadado aos necessitados.

  Dentre muitos aspectos comerciais comuns como a liquidação em lojas de seus produtos por preços muito abaixo do normal, e eventos esportivos variados, na Inglaterra especificamente é um dos dias mais importantes e empolgantes no calendário do campeonato nacional, em todas suas divisões.

  O Boxing Day, é quase como um grito da verdadeira essência futebolistica nas terras da rainha, enquanto os outros campeonatos nacionais ao longo da Europa param para os festejos, e seus atletas já se encontram em férias, na Inglaterra, os jogadores se preparam intensamente para uma sequência extremamente desgastante: duas rodadas em apenas três dias.

  Na tentativa de se evitar a necessidade de deslocamento por grandes distâncias das equipes visitantes e seus torcedores, os jogos marcados para esta data são entre rivais locais, da mesma cidade ou região. Diante deste cenário a profundidade e qualidade do elenco das equipes é posta à prova, sendo as mesmas obrigadas a utilizar muitas vezes alguns jogadores considerados reservas devido ao alto estresse físico e emocional dos jogos tão próximos e importantes.

  Sob o ponto de vista cultural, esta é a grande marca do Futebol na Inglaterra, sua ligação com o passado, com suas tradições culturais únicas. Trabalhadores apaixonados por futebol podem então acompanhar seu time de coração em um Derby local em pleno estádio, fato que em alguns casos torna-se programa familiar de uma nação louca pelo esporte “nascido” em suas terras, e que faz parte do dia a dia de cada cidadão Inglês.

  Este é um fator a mais de complicação na adaptação de muitos jogadores estrangeiros ao futebol de sua majestade, atuar em pleno festejo natalino e para tal ficar distante de sua própria família e amigos, ao invés de presentes e festas, treino tático e fisico culminando em disputas com alta intensidade, outra marca registrada da cultura futebolistica na Inglaterra.

  Embora também sofram com seus efeitos “negativos”, os jogadores nativos, mentalmente se encontram mais preparados para o Boxing Day, criados desde o berço com este costume, já planejam antecipadamente a “logística” semana Natalina, e suas famílias tem de se adaptar as exigências da profissão. A melhor definição com relação a esta tradição e que demonstra a importância do futebol na cultura do povo Inglês é resumida em uma frase brilhante, atribuída ao antigo atacante do “English Team”(a seleção da Inglaterra) Gary Lineker, lembrado dentre outros bons motivos por nunca ter recebido um cartão seja vermelho ou amarelo em seus 16 anos de carreira profissional:

  “O Boxing Day é uma oportunidade para sair de casa, farto de aguentar conversas sem interesse, tomar umas cervejas com os amigos e assistir futebol, o paraíso deve ser uma coisa assim!”

God save the queen, It's Boxing Day........

Nenhum comentário:

Postar um comentário